Há um número limitado de cores de pelagem em Bull Terriers. Todos os Bull Terriers se dividem em dois grupos

 

 
Há o popular Bull Terrier Branco que pode ser todo branco ou pode ter pequenas marcações coloridas e há o Bull Terrier Colorido que mesmo que tenha algumas marcas brancas é predominantemente colorido- Tigrado, Baio, Preto & Canela ou Preto Tigrado. 

Para entender cores da pelagem de Bull Terrier, só é necessário saber que há três grupos de genes causadores dessa variedade de cores. De forma simplificada, eles são: 

1. Gene de Pelagem de Base Colorida (conhecido como Série Agouti- ou A-Locus)
Este gene gera duas opções

Pelagem de Base Baia



Esta pelagem de base Baia lisa (encontrado em um cão Baio ou sob o padrão tigrado de um cão Tigrado). A base Baia lisa pode variar de bronze claro á marrom Baio profundo.

Pelagem de Preto sobre Base Baia



Este manto preto sobre a base Baia (encontrado em cão tricolor Preto & Canela ou no padrão tigrado do cão Tigrado Preto).O manto preto sobre base Baia será referida aqui como Preto no Baio e é essencialmente uma cobertura preta sobre a base Baia.Esta cobertura preta não se estende totalmente sobre a cor Baia e esta pode ser vista na face formando as sobrancelhas e faixas nas bochechas, no peito, na parte inferior das pernas e embaixo da cauda. A extensão do Baio aparente nas extremidades do preto varia de indivíduo para indivíduo. 

2. Gene de Padrão Tigrado (conhecido como série K-Locus)
Este gene é causador de dois tipos:

Padrão Não Tigrado



Este é encontrado em cães Baios e Preto & Canela/Tricolor.

Padrão Tigrado
Tigrado é um padrão com listras pretas sobre fundo de pelagem de base colorida.




O padrão tigrado na pelagem de base Baia mostra um cão Tigrado e o padrão tigrado na base Preta no Baio apresente um cão Preto Tigrado. Variação na tonalidade da cor de base da pelagem e a largura das listras pretas podem resultar em padrões Tigrados únicos. 

3. Gene de pelagem Branca (conhecido como Série S-Locus)
Este gene controla a quantidade padrão de pelagem branca na cor do cão. Pelagem completamente branca resulta em um Bull Terrier Branco.


 



É importante entender que um Bull Terrier Branco tem cor (uma pelagem Baia ou Preta na base Baia e um padrão Tigrado ou não) como qualquer Bull Terrier Colorido. A pelagem branca está simplesmente cobrindo isso e evitando que seja visível.

A pelagem branca padrão pode não cobrir todo o cão. Pode cobrir parte da face, pescoço, nuca e peito e grande parte da região ventral, a parte inferior das pernas e a ponta da cauda. Isso resulta em um Bull Terrier Colorido & Branco (na região dorsal, a cor branca deve cobrir somente a nuca do cão).



O Bull Terrier sem marcações brancas ou com faixas brancas muito limitadas sem qualquer extensão sobre o dorso é um Bull Terrier de colorido sólido.

 



Em Bull Terriers, um quarto gene menos importante (gene MC1R) é responsável por uma máscara facial escura conhecida como marcação de fumaça (ou esfumaçada). Até 2007 acreditava-se que somente Bull Terrier Baios podia ter a marcações de fumaça e que Bull Terriers Tigrados, Pretos Tigrados e Pretos & Canela / tricolores não possuíam. Atualmente, sabemos que todos os tipos de Bull Terrier podem ter a máscara esfumaçada. É somente no Bull Terrier Baio que a máscara é facilmente visível. Nos outro Bull Terriers Coloridos e Brancos a máscara é camuflada por um padrão tigrado escuro, escondida na pelagem Preta na base Baia ou coberta por uma pelagem branca.

As diferentes combinações genéticas produzem os seguintes tipos de cor de pelagem em Bull Terriers:

1) Branca

Estes aparentam todos brancos, mas podem ter marcações coloridas mais provavelmente na cabeça perto das orelhas e dos olhos. Entretanto eles não são realmente brancos como todos os Bull Terriers Brancos, carregam cor e a passam para todos seus descendentes mesmo que esta cor não seja visível. A expressão Branca é uma ‘máscara’ escondendo a verdadeira cor genética do cão. Uma olhada meticulosa nos pelos ao redor das orelhas de um Bull Terrier todo Branco pode ajudar a descobrir que cor ele está carregando.




2) Baio

A cor Baia varia de clara a profunda, escura, rica e ferrugem. A cor fulva é uma versão pálida do Baio. Fulvo é uma cor causada pelo mesmo gene de cor Baia, mas a diferença na expressão é devido ao poli-Gene ruivo o qual, quando inativo, resulta na denominada cor ‘fria’. 

Há diferentes variedades: 

Baio sólido – Baio quase sem nenhuma marcação branca – podendo haver uma pequena marca branca no nariz, Uma marcação no peito e sinais brancos nos artelhos. 

Baio & Branco-Baio com marcações fortes no nariz, pescoço, peito, embaixo do ventre, parte inferior das pernas e patas e na ponta da cauda. 

Baio Fumaça-Baio com uma marca visível no rosto e na ponta da cauda.

Baio claro– Baio sem máscara escura e sem marcas na cauda.

     


3) Tigrado – Há um padrão de linhas pretas finas sobrepostas sobre uma base que varia de Baio a fulvo produzindo uma ampla variedade de cores: – tigrado dourado, tigrado prata, tigrado Baio e de tigrado claro a escuro. 

Há duas variedades

Tigrado sólido – Tigrado quase sem marcações brancas– Pode haver uma pequena marca branca no nariz, uma faixa no peito e marcas brancas nos artelhos. 

Tigrado & Branco – Tigrado com marcações fortes no nariz, pescoço e garganta, peito, ventre, parte inferior das pernas e patas e na ponta da cauda.



4) Preto & Canela /Tricolor

Este padrão preto com marcações canela (Baias) nas sobrancelhas, bochechas, peito, parte inferior das pernas e traseiro. Se o mínimo branco estiver presente, é denominado Preto & Canela sólido (também conhecido como Sólido Tricolor), mas se houver coloração preta e canela com marcações na face, pescoço, peito, baixo- ventre, patas e cauda, então é denominado Preto & Canela & Branco ou é comumente, simplesmente chamado Tricolor (e não é um sólido).



5) Tigrado Preto

Este padrão é preto com marcações tigradas nas sobrancelhas, bochechas, peito, parte inferior das pernas e traseiro. A cor tigrada pode ser muito variável. Se o mínimo de branco estiver presente, é denominado. Preto Tigrado Sólido, mas se houver coloração preta e tigrada com marcações brancas na face, pescoço e garganta, peito baixo-ventre, patas e cauda, então é chamado de Preto Tigrado & Branco.



Regras de Expressão de Cores em Bull Terriers
Há somente três diferentes genes causadores da variação de cores em Bull Terriers.

Estes genes afetam: a extensão do branco; a cor de base da pelagem e o padrão tigrado.
Isto resulta em nove variações de cores em Bull Terriers

- Branco
- Tigrado Solido 
- Tigrado & Branco 
- Baio Solido 
- Baio & Branco 
- Black Preto & Canela Sólido (também conhecido como Tricolor Solido) 
- Tricolor ( também conhecido como Preto & Canela & Branco) 
- Preto Tigrado Solido 
- Preto Tigrado & Branco



Regras gerais da Herança de Cor em Bull Terriers

Dois pais Brancos sempre produzem todos os filhotes Brancos. Estes filhotes broncos podem ter marcas coloridas nas suas cabeças, mas eles são sempre Brancos inteiros. Dois pais Brancos não podem gerar um filhote predominantemente colorido.

Um dos pais Branco nunca pode gerar um filhote Colorido Sólido– pode somente gerar um filhote Colorido & Branco ou um filhote todo Branco.

Um dos pais Colorido Sólido nunca produzirá um filhote todo Branco. Mesmo que com um parceiro Branco, produzirá filhotes Colorido & Branco, mas nunca todo Branco.

Dois pais Coloridos Sólidos produzirão todos os filhotes Coloridos Sólidos. Um dos pais Colorido Sólido e um parceiro Branco produzirão todos os filhotes Colorido & Branco.

Um dos pais Colorido Sólido com um parceiro Colorido & Branco podem gerar filhotes Colorido Sólido e Colorido & Branco (com uma chance em dois para ambos).

Um dos pais Colorido & Branco e o outro todo Branco podem produzir filhotes Brancos e filhotes coloridos & Brancos (com uma chance em duas para ambos).

Em fato, um dos pais Coloridos & Brancos tem uma chance em duas de produzir filhotes Colorido & Branco independente da cor do parceiro.

Dois pais Colorido & Branco tem uma chance em quatro de produzir filhotes Coloridos Sólidos E uma chance em quarto de produzir todos os filhotes Brancos e duas chances em quarto de produzir filhotes Colorido& Branco.

Filhotes Tigrados resultarão somente quando um dos pais for Tigrado ou Branco carregando Tigrado. 

Se um cão tem o gene Tigrado, ele mostrará Tigrado (ou Tigrado, Tigrado & Branco, Preto Tigrado ou Preto Tigrado & Branco) e somente então podem passar Tigrado á sua descendência. A única exceção para isso é se um cão Branco carregando o Tigrado sem nenhuma marcação colorida.

Dois pais não-Tigrados nunca podem produzir um filhote Tigrado.

Se cães Preto & Canela Sólido, Tricolor, Preto Tigrado Solido ou Preto Tigrado & Branco forem cruzados entre si, a descendência será somente uma destas quatro opções.